Optimiza - Comunicação Digital, Marketing Digital e Criação de Sites

personal branding para fazer uma empresa crescer

Como trabalhar o seu personal branding para fazer um negócio crescer!

  • Daniela Macedo
  • Blog

Não são somente as empresas que precisam ter uma marca para fazer um negócio crescer.

Se você é um freelancer, um empreendedor ou mesmo um funcionário de uma empresa (e está procurando crescer e se destacar), também pode - e precisa - trabalhar a sua marca pessoal e vender o seu principal produto: você.

Por isso, trabalhar a sua marca pessoal vai te ajudar a: transmitir uma mensagem de uma forma mais clara; mostrar quem você é, seus valores e missão pessoais; e consequentemente fazer um negócio crescer.

Sendo assim, se você deseja fazer um negócio crescer e se destacar no mercado, não pode perder este artigo!

Marca Pessoal (personal branding) para fazer uma empresa crescer

Falar em marca pessoal, é o mesmo que falar de essência, de quem você realmente é. Em outras palavras, a sua marca destaca o que te faz diferente de outras pessoas e te dá a chance de mostrar o porquê de você ser assim e fazer o que faz. É a sua história, os seus valores.

E você, qual é o seu valor?

A sua marca pessoal também deverá transmitir um valor, uma característica que defina quem você é no mercado, e não só como profissional, mas também como pessoa.

Marca pessoal: como trabalhar o seu Branding para fazer uma empresa crescer

Presta atenção nestes passos para descobrir o que você poderá transmitir com a sua Marca Pessoal

1. Dedique um tempo para se conhecer melhor, e descubra o que deseja transmitir

Qual é o seu valor que os seus chefes ou clientes já enxergaram em seu trabalho, e te destaca da concorrência?

Em primeiro lugar, para dar o primeiro passo, é necessário que você descubra o que representa e pelo que é reconhecido. Pode parecer fácil, mas tentar se enxergar com os olhos do outro pode requerer um pouco de tempo. Tome o tempo que for necessário para refletir sobre esta questão.

Assim como fazemos dentro de empresas, algo interessante é você buscar inspiração em outras pessoas: pesquise mais sobre profissionais que você admira, e observe como eles trabalham sua marca pessoal, quais são seus valores e o que buscam transmitir para os seus seguidores.

2. Não baseie a sua marca pessoal em mentiras

Viva tudo que você prega. Não transmita algo que você não pratica, pois em algum momento isso ficará claro para quem trabalha com você, e assim a confiança será perdida.

A sua marca pessoal não é só o que você é dentro de uma empresa, e sim em todas as áreas da sua vida. Pensar nisso é uma excelente forma de começar a ser uma pessoa melhor e você terá mais chances de fazer uma empresa crescer!

Se você deseja transmitir certos valores, mas acha que tem dificuldade em vivê-los em alguns aspectos da vida, pratique-os no dia a dia em casa, no trabalho, na faculdade, enfim, onde for possível.

3. Use e abuse das redes sociais!

É preciso usar as redes sociais com cuidado, porque tudo o que você publicar ou que alguém te marcar poderá ser usado contra você caso seja contraditório ao que você tenta transmitir. Porém, isso não significa que você deve usá-las apenas para a vida pessoal.

Está cada vez mais claro que as redes sociais são uma excelente forma para construir e reforçar a sua Marca Pessoal, e precisam ser usadas juntamente com outras técnicas.

Para isso, saber onde está o seu público-alvo e de acordo com isso escolher as redes sociais em que você deseja estar, é a primeira coisa que deve fazer para ser encontrado por quem você deseja.

Uma vez que você estiver no lugar certo, onde a sua audiência está, a dica é: faça Marketing de Conteúdo! Invista tempo e crie conteúdos relevantes exclusivamente para os seus seguidores.

4. Conheça pessoas… faça Networking!

Divulgar o seu negócio para fazer a empresa crescer vai além de apenas falar para várias pessoas ao mesmo tempo através das redes sociais. Você pode (e deve) expandir os seus contatos e conhecer pessoas que têm relação com a sua área de atuação.

Ir a eventos, palestras e workshops, por exemplo, é uma excelente forma de conhecer e conversar com pessoas de maneira 1:1 (individual). Dessa forma, você pode conseguir uma rede de contatos mais qualificada para dar um apoio na hora de divulgar o que você quiser, seja serviços, produtos, ações sociais, etc.

Construir relacionamentos é fundamental para o sucesso da sua Marca Pessoal! :D

5. Esteja disposto a mudar

O mundo muda, e graças à Internet e a tecnologia temos acesso a muitas informações e avanços tecnológicos, e isso faz com que as coisas mudem muito rápido.

Se tudo muda e se desenvolve, você deve acompanhar as mudanças e também se desenvolver, mesmo que isso signifique mudar as suas ideias, e a mensagem que você transmite.

O mais importante é que todas as mudanças façam sentido, que continuem representando quem você é, seus valores e missão, e também que sejam uma consequência das suas experiências pessoais e história de vida.

Se você se dedicar a desenvolver a sua marca pessoal, sem dúvidas, muitas oportunidades aparecerão ao longo da sua carreira. Esteja aberto para ouvir feedbacks de outros profissionais, e não esqueça que sozinhos não chegamos a lugar algum. Ajuda é sempre bem vinda!

 

E você, já está trabalhando a sua marca? Gostou da ideia de desenvolver a sua Marca Pessoal para fazer uma empresa crescer? Queremos saber a sua experiência e também fazer networking! :)

Boa sorte!

Daniela Macedo

Sócia da Optimiza