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5 passos para fazer uma empresa crescer de verdade

  • Daniela Macedo
  • Blog

Qualquer ideia genial de negócio pode morrer na praia por causa de uma má gestão.

É exatamente por isso que milhares de empresas no mundo fecham no primeiro ano de exercício, antes mesmo de se estabilizarem no mercado. Também há casos como o Spotify e a Uber, que são ideias excelentes e fazem muito sucesso, mas ainda não deram lucro por conta do seu modelo de negócio. 

...Que tal entender como fazer uma empresa crescer com um melhor planejamento e menos dor de cabeça? Garanto que será muito melhor até para a sua saúde!

Como fazer uma empresa crescer em apenas 5 passos simples

1. Analise a viabilidade da sua ideia e defina o melhor modelo de negócio para ela

É muito importante fazer uma pesquisa de mercado, analisar a concorrência e conversar com os seus futuros possíveis clientes para ver se a sua ideia realmente irá resolver um problema. Os seus clientes em potencial realmente precisam da solução que você pretende oferecer?  

Se você ainda não possui um plano de negócio, recomendamos que utilize o Model Canvas para definir o seu modelo de negócios e organizar as principais áreas da sua empresa de maneira clara e simples. Trata-se de uma ferramenta de planejamento estratégico muito simples de usar, e que sempre deverá te acompanhar nos avanços da sua empresa, já que o seu modelo de negócios poderá mudar muitas vezes enquanto você faz a sua empresa crescer.

Eu recomendo fortemente que você utilize a ferramenta online Canvanizer para criar o seu Canvas de uma maneira mais simples e prática, e possa acessá-lo através de qualquer dispositivo, seja computador, smartphone ou tablet. Trata-se de uma ferramenta online e grátis que você pode editar no próprio site do Canvanizer ou baixar em seu computador!

2. Conheça profundamente o seu cliente

Mesmo com uma excelente ideia em mãos, um estudo de viabilidade e um modelo de negócios que faz sentido, se você não conhecer bem o seu cliente - ou melhor, se o seu negócio não for o melhor amigo do seu cliente -, a sua empresa não irá crescer.

Então, pergunte-se: quem é o seu cliente? Do que ele precisa? Ele vai achar a sua proposta de solução útil e valorosa? O foco é descobrir o que ele gosta e necessita, e o que o motiva a buscar o produto ou serviço que você oferece.

3. Diferencie-se da concorrência

Você acha que já conhece bem o seu público-alvo, mas grande parte dos seus clientes em potencial continua escolhendo a sua concorrência e não você. Por que será?.

A primeira coisa que você precisa entender neste ponto é que você não irá conseguir fazer uma empresa crescer se não conseguir atrair a atenção do seu público. Para isso, busque algo que os clientes não encontram na concorrência, pode ser um atendimento diferenciado, um detalhe nos produtos, uma mensagem especial por trás da marca que inspire as pessoas, um brinde que surpreende, …

… qualquer coisa que gere mais intimidade ou a sensação de que a sua empresa se importa muito com os clientes já será o suficiente para se diferenciar dos outros e fazer uma empresa crescer. Mas, lembre-se: é preciso estudar bem o seu cliente para que esse diferencial que ofereça seja pensado especialmente para ele, que realmente o conquiste de maneira intencional.

4. Faça a divulgação do seu produto/serviço

Parece óbvio, mas não é: muitas empresas esquecem que precisam investir em divulgação e Marketing para promover o seu negócio e aumentar as vendas. E neste ponto, a internet pode fazer toda a diferença na sua vida!

Graças à internet, é possível manter os seus produtos e a sua marca constantemente presente na vida dos seus clientes através das redes sociais e de presença no Google (SEO), e tudo isso por um preço razoavelmente baixo (ou por um investimento do seu tempo em formação, caso você tenha um sócio com o qual possa compartilhar tarefas).

Além disso, a internet facilita o oferecimento de suporte ao cliente, que pode ser feito por chat online, Facebook Messenger, Whatsapp, e-mail, entre vários outros meios de comunicação online. Escolhe os meios que os seus clientes gostem mais!

[Aproveite e confira o nosso artigo onde eu conto porque o Marketing é a parte mais linda do seu negócio e como ele pode fazer com que os clientes se apaixonem pela sua marca! É só clicar aqui ]

Mas, um ponto importante: se você não tem o conhecimento necessário para levar a divulgação do seu negócio e também não tem tempo para investir em formação, escolha contratar uma empresa que realize estes serviços para você. É melhor fazer um pequeno investimento e ter retorno (aumentando o número de clientes e a força da sua marca), do que fazer mal feito e acabar por perder clientes.

Na Optimiza nós realizamos serviços como criação de sites, SEO e consultoria de redes sociais, para que a sua empresa seja encontrada pelos seus clientes nos motores de busca e nas mídias sociais. Clique aqui e saiba mais!

5. Faça uma boa gestão

Muitos negócios fecham no primeiro ano de atividade porque não tem uma boa gestão. As ideias mais geniais do mundo podem falhar se não há uma boa organização por trás…

… por isso, invista tempo em formar-se para ser um bom gestor, ou busque a um profissional que possa fazer a gestão da sua empresa.

Use tudo que um bom administrador ou que um contador possa fazer pelo seu negócio, aproveite o seu conhecimento para fazer todos os processos e ajustes corretamente, e não ter nenhuma pendência.

E não esqueça de automatizar processos! Esse é o futuro, e o seu negócio funcionará muito melhor com tarefas automáticas de maneira que todos os envolvidos possam se concentrar no que realmente importa para fazer uma empresa crescer.

Bom, é fácil resumir todo este artigo em uma frase: fazer uma empresa crescer só depende de você! Seguindo estas dicas, certamente o seu negócio não se manterá no mesmo lugar.

 

Esperamos que você tenha gostado da leitura! E se precisar de ajuda na realização de seus projetos ou tiver dúvidas, não hesite em falar conosco! Estamos disponíveis para ajudá-lo em tudo o que precisar.

 

Abraço!

Daniela Macedo

Sócia da Optimiza Brasil